top of page

São João Paulo II foi escolhido como padroeiro da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Judas Tadeu, Diocese de Uberlândia-MG

ORAÇÃO PEDINDO A INTERCESSÃO DE SÃO JOÃO PAULO II

 

Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Papa São João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos. Amém. 

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO MONTE CLARO, PADROEIRA DA POLÔNIA

 

Ó Maria, querida Nossa Senhora do Monte Claro, olhai graciosamente para seus filhos neste mundo conturbado e pecador. Abrace todos nós com seu amor e proteção maternal. Proteja nossos jovens dos caminhos ímpios; ajude aos nossos queridos idosos, os enfermos, e aqueles que se preparam para sua páscoa eterna. Seja o escudo das crianças indefesas e a nossa força contra todo o pecado. Poupe seus filhos de todo o ódio, da discriminação e da Guerra. Encha nossos corações, nossos lares e nosso mundo com a paz e o amor que vem de Seu filho, a quem tão ternamente segura nos braços. Ó Rainha e Mãe, padroeira da Polônia e do Papa São João Paulo II, seja nosso conforto e força! Em nome de Jesus, nós rezamos. Amém. Orai por nós, Virgem Negra, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

BIOGRAFIA DE SÃO JOÃO PAULO II


(1920-2005)

 

Karol Wojtyła nasceu a 18 de Maio de 1920 em Wadowice, na Polónia meridional, onde viveu até 1938, quando se inscreveu na faculdade de filosofia da Universidade Jagelónica e se transferiu para Cracóvia. No Outono de 1940 trabalhou como operário nas minas de pedra e depois numa fábrica química. Em Outubro de 1942 entrou no seminário clandestino de Cracóvia e a 1 de Novembro de 1946 foi ordenado sacerdote.

 

A 4 de Julho de 1958, Pio XII nomeou-o bispo auxiliar de Cracóvia. Recebeu a ordenação episcopal a 28 de Setembro seguinte. Como lema episcopal escolheu a expressão mariana Totus tuus de são Luís Maria Grignion de Montfort.

 

Primeiro como auxiliar e depois, a partir de 13 de Janeiro de 1964, como arcebispo de Cracóvia, participou em todas as sessões do concílio Vaticano II. A 26 de Junho de 1967 foi criado cardeal por Paulo VI.

 

Em 1978 participou no conclave convocado depois da morte de Montini e no sucessivo após o inesperado falecimento de Luciani. Na tarde de 16 de Outubro, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa. Primeiro Pontífice eslavo da história e primeiro não italiano depois de quase meio milénio, desde o tempo de Adriano VI (1522-1523).

 

Personalidade poliédrica e carismática, afirmou-se imediatamente pela grande capacidade comunicativa e pelo estilo pastoral fora dos esquemas. A têmpera e o vigor de uma idade relativamente jovem permitiu que empreendesse uma actividade intensíssima, ritmada sobretudo pelo multiplicar-se das visitas e das viagens: no total foram 104 internacionais e 146 na Itália, com 129 países visitados nos cinco continentes.

 

Desde o início trabalhou para dar voz à chamada Igreja do silêncio. A insistência sobre os temas dos direitos do homem e da liberdade religiosa tornou-se assim uma constante do seu magistério. Tanto que hoje é largamente reconhecido o contributo relevante da sua acção para as vicissitudes que determinaram a queda do muro de Berlim em 1989 e o sucessivo colapso dos regimes filo-soviéticos. Neste contexto provavelmente insere-se o gravíssimo episódio do atentado do qual foi vítima a 13 de Maio de 1981 por obra do turco Ali Agca.

 

Ao lado da polémica anticomunista, desenvolveu-se também uma leitura crítica do capitalismo, submetido a uma análise crítica em três das suas 14 encíclicas: a Laborem exercens (1981), a Sollicitudo rei socialis (1987) e aCentesimus annus (1991). Também foi assídua a sua actividade a favor da paz, que se entrelaça com a busca do diálogo com as grandes religiões — em particular com o judaísmo e com o islão — e com o novo impulso impresso no caminho ecuménico.

 

Em 1983 promulgou o novo Codex iuris canonici e depois providenciou à reforma da Cúria romana com a constituição apostólica Pastor bonus de 1988. Favoreceu também a dimensão da colegialidade episcopal no governo da Igreja, sobretudo através da convocação de quinze sínodos dos bispos. Entre os números de um pontificado bastante longo — em segundo lugar por duração só ao de Pio IX (1846-1878) — podem ser mencionadas também as frequentes cerimónias de beatificação e canonização, durante as quais foram proclamados 1.338 beatos e 482 santos.

 

Com o passar dos anos a atenção do Pontífice focalizou-se sobretudo na celebração do grande jubileu do ano 2000. O evento assumiu um significado altamente simbólico no âmbito da sua missão pastoral e teve uma forte importância penitencial, expressa de modo emblemático no dia do perdão (12 de Março).

 

O encerramento do jubileu abriu a fase conclusiva do pontificado, marcada sobretudo pelo progressivo agravamento das condições de saúde do Papa, que depois de uma longa e angustiante agonia morreu na noite de 2 de Abril de 2005.

Após 26 dias do seu falecimento, Bento XVI concedeu a dispensa dos cinco anos de expectativa prescritos permitindo o início da causa de canonização. E o mesmo Papa o proclamou beato a 1 de Maio de 2011.

 

Publicado no L'Osservatore Romano, ed. em português, n. 18 de 3 de maio de 2014

NOVENAS A SÃO JOÃO PAULO II

 

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

01. NOVENA PERPÉTUA

 

Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Papa São João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos. Amém.

 

Pai Nosso / Ave Maria / Glória ao Pai

 

Bendize minha alma ao Senhor, e que Deus nos abençoe pelo testemunho de São João Paulo II. Tudo isto vos pedimos em nome de Cristo Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

São João Paulo II, rogai por nós!

 

02. NOVENA COMPLETA

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

ORAÇÃO INICIAL Ó Deus, rico de misericórdia, que escolhestes São João Paulo II para governar a Vossa Igreja como papa, concedei-nos que, instruídos pelos seus ensinamentos, possamos abrir confiadamente os nossos corações à graça salvífica de Cristo, único Redentor do homem. Ele que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém. São João Paulo II, rogai por nós!

 

LADAINHA

Senhor tende piedade de nós, Senhor tende piedade de nós!

Cristo tende piedade de nós, Cristo tende piedade de nós!

Senhor tende piedade de nós, Senhor tende piedade de nós!

 

João de Deus, rogai por nós!

Servo dos servos de Deus, rogai por nós!

Arauto do Evangelho, rogai por nós!

Papa Peregrino, rogai por nós!

Grande Missionário, rogai por nós!

Papa do Milagre de Fátima, rogai por nós!

Exemplo de Perdão, rogai por nós!

Aquele que venceu o bloco comunista, rogai por nós!

Apóstolo da Divina Misericórdia, rogai por nós!

Fundador da Jornada Mundial da Juventude, rogai por nós!

Mestre do novo Catecismo da Igreja Católica, rogai por nós!

Incentivador dos Meios de Comunicação, rogai por nós!

Amante das Artes, rogai por nós!

Defensor da Vida e das Famílias, rogai por nós!

Inspiração dos Enfermos, rogai por nós!

Exemplo do diálogo e da comunhão, rogai por nós!

Aquele que abriu o Terceiro Milênio, rogai por nós!

Místico da Oração e do novo Rosário, rogai por nós!

Atleta de Deus, rogai por nós!

Papa da Paz, rogai por nós!

Filho amado da Virgem Maria, rogai por nós!

Amigo dos santos e beatos, rogai por nós!

Amigo de todos os povos e nações, rogai por nós!

 

Vos agradecemos Deus Pai, por Sua Santidade João Paulo II

Graças porque testemunhamos, em seu rosto o amor de Cristo

Graças porque testemunhamos, em seu corpo a Cruz de Cristo

Graças porque testemunhamos, em sua figura o mensageiro da Paz de Cristo

Graças porque testemunhamos, em suas mãos O Corpo e Sangue de Cristo

Graças porque testemunhamos, nele o Espírito da Luz de Cristo

Graças porque o temos, como grande intercessor

Graças porque ao vê-lo e escutá-lo, nos alegrou na alma em Cristo.

 

São João Paulo II, rogai por nós que recorremos a vós!

 

Bendize minha alma ao Senhor, e que Deus nos abençoe pelo testemunho de São João Paulo II. Tudo isto vos pedimos em nome de Cristo Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

Pai Nosso / Ave Maria / Glória ao Pai

 

ORAÇÃO FINAL

Ó Trindade Santa, nós Vos agradecemos por ter dado à Igreja o Papa São João Paulo II e por ter feito resplandecer nele a ternura da vossa Paternidade, a glória da cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de amor. Confiando totalmente na vossa infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, ele foi para nós uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, indicando-nos a santidade como a mais alta medida da vida cristã ordinária, caminho para alcançar a comunhão eterna Convosco. Segundo a Vossa vontade, concedei-nos, por sua intercessão, a graça que imploramos. Amém.

 

São João Paulo II, rogai por nós! 

VÍDEO SOBRE A VISITA DE SÃO JOÃO PAULO II A APARECIDA-SP

VÍDEOS SOBRE SÃO JOÃO PAULO II

Habemus Papam, 16/10/1978
Mensagem de São João Paulo II aos jovens do Brasil

São João Paulo II Canta o Pater Noster

Trecho da Santa Missa de Canonização de São João Paulo II, 27/04/2014

TOPO DA PÁGINA

© 2016 Paróquia São Judas Tadeu, Diocese de Uberlândia-MG / Webmaster: José Ricardo Lima (Pascom) EMAIL: pascom.saojudasudi@gmail.com

Contador de visitas

bottom of page