Paróquia São Judas Tadeu realiza retiro sobre a misericórdia
- José Ricardo Lima
- 28 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Você encontra mais fotos do Retiro em nossa página do Facebook. Clique aqui.
A Paróquia São Judas Tadeu de Uberlândia-MG realizou no dia 27/02 mais um Retiro Paroquial, em preparação para a Páscoa e em consonância com o Ano Santo da Misericórdia. O evento, que contou com a participação de mais de 160 paroquianos, aconteceu das 16 às 20h, na Comunidade Santo Expedito (Chácaras Valparaíso) e teve como Diretor Espiritual o Padre Olimar Rodrigues, com o auxílio do Diácono Antônio Daud. O tema não poderia ser mais adequado ao momento em que estamos vivendo: "A história de um retorno para casa", ou seja, uma reflexão sobre a Parábola do Filho Pródigo (Lucas 15, 11-32).
O início se deu com um lanche, servido no salão comunitário, seguido de uma belíssima pregação de Padre Olimar a respeito da misericórdia, sempre tendo por base o texto bíblico de Lucas. O sacerdote refletiu sobre cada um dos três personagens mais importantes na parábola: o pai amoroso e seus dois filhos. O retiro continuou com um momento de deserto, no qual todos os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar um encontro pessoal com Deus, um Deus misericordioso que nos acolhe e nos perdoa. Após o deserto, todos ouviram o testemunho de dois jovens da comunidade, cujas histórias estão embebidas de misericórdia e perdão. Os testemunhos foram seguidos de um pequeno intervalo para que a missa fosse preparada.
Na missa, celebrou-se a liturgia antecipada do 4º Domingo da Quaresma (que ocorrerá no dia 06/03), justamente pelo fato de que, nesta data, toda a Igreja refletirá sobre a parábola que serviu de tema para o retiro. Dois momentos fortes marcaram a celebração. Um deles foi o Ato Penitencial que aconteceu depois da homilia e repetiu a elogiada encenação realizada no lançamento do projeto "Dízimo e as Obras de Misericórdia", no dia 14/02, sobre os rostos daqueles que sofrem), além de uma absolvição individual dos pecados, através da imposição das mãos de Padre Olimar. O segundo momento marcante foi o Abraço da Paz, realizado no final da missa, na parte externa da capela, ao redor do grande cruzeiro ali presente. Todos os participantes deram-se as mãos, fizeram uma última reflexão sobre o tema do retiro e foram, aos poucos, se aproximando da cruz de Cristo, símbolo da nossa salvação. Por fim, todos se abraçaram e receberam a bênção final.
Com o espírito cheio do amor de Deus, a comunidade pôde, no encerramento do retiro, alimentar também o seu corpo, com um delicioso caldo que foi servido no salão. Este evento acontece na Paróquia pelo menos duas vezes no ano, durante os períodos da Quaresma e do Advento. Mas se depender das pessoas presentes, ele poderia ocorrer em mais ocasiões, pois iniciativas como esta contribuem para nosso enriquecimento pessoal e nos convidam a viver de forma harmoniosa e fraterna, como corpo do Deus vivo, que é a Igreja.
Kommentare