Jovens da Paróquia São Judas Tadeu confirmam seu Batismo através do Sacramento da Crisma
- PASCOM
- 29 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
A Paróquia São Judas Tadeu, situada à Av. Morum Bernardino, nº 600, Bairro Presidente Roosevelt, celebrou na manhã deste domingo (29) solene liturgia na qual 48 jovens receberam o Sacramento da Crisma, também chamado de Confirmação do Batismo. A Santa Missa, que teve início às 10h, foi presidida pelo Bispo da Diocese de Uberlândia, D. Paulo Francisco Machado, concelebrada por Padre Olimar Rodrigues, atual pároco, e contou ainda com o serviço do Diácono Permanente Ivo Costa.

Logo após a Liturgia da Palavra, Pe. Olimar apresentou os crismandos ao Bispo, que se dirigiu a eles e, com bastante espontaneidade e iniciou sua homilia lembrando a Didaqué — o primeiro catecismo da Igreja Católica, escrito por volta do ano 90 da era cristã — que começava justamente ressaltando os dois caminhos pelos quais o ser humano pode optar: o largo, das paixões desordenadas e dos instintos; e o estreito, no qual prevalece Deus. D. Paulo parabenizou os jovens por terem feito a segunda opção e recordou-lhes que o desejo de confirmar o Batismo deve sempre ser uma decisão pessoal, uma vez que ninguém pode obrigar o jovem a ser crismado. Afirmou que o óleo santo com o qual serão ungidos deve penetrar o coração de cada um para que todos amem a Jesus e passem a amar como Ele, pois só assim, eles transmitirão um testemunho autêntico de vida cristã.
Dando continuidade, D. Paulo ressaltou a figura do centurião romano, personagem do Evangelho do dia (Lc 7,1-10), que mesmo tendo um grande poder, já que era representante do maior Império de todos os tempos, demonstrou ser humilde, dizendo as palavras que todos os dias repetimos na Santa Missa ("Senhor, eu não sou digno de que entreis e minha morada, mas dizei uma só palavra e o meu servo será salvo"). O Bispo afirmou que a humildade é como uma minúscula abertura no coração do homem, que possibilita o amor de Deus entrar e nele fazer morada; e exortou os jovens a permitirem que este amor, representado pelo Espírito Santo, possa penetrar por essa "pequena cesura". Afirmou que o ser humano autossuficiente, orgulhoso, não deixa espaço para a luz de Deus na sua vida, e por isso, devemos reconhecer as nossas limitações, imperfeições, enfim, nossa necessidade de Deus, pois Ele deve ser tão importante para nós quanto o ar — outra representação do Espírito Santo. "É isso... — é deixar Deus entrar em nossa vida — que dá cor e sabor à nossa existência", afirmou D. Paulo, que encerrou sua pregação convidando a todos os presentes a cantarem um hino antigo, mas muito significativo para a Igreja, e propício para a ocasião: "A nós descei, Divina Luz!".
Concluída a homilia, deu-se o ritual da unção com o Santo Crisma, uma vez que a Cerimônia da Luz, com a renovação das promessas batismais, já havia sido realizada em 1º de maio. Os 48 jovens foram ungidos por D. Paulo, e muitos se emocionaram, ganhando, como recompensa, uma atenção especial do Bispo que se dirigiu mais demoradamente a eles, demonstrando carinho pastoral.

A estudante de Fisioterapia Amanda Carvalho Ferreira, uma das crismadas, deixou um pequeno testemunho à Pastoral da Comunicação da Paróquia, contando que por dois anos recebeu o convite para participar da preparação para receber o Sacramento, mas que só em março de 2015 (data em que se iniciou o Módulo IV, último ano da Catequese Crismal) começou a frequentar os encontros.
"Eu tinha o intuito de participar mais da Igreja, de me aproximar da Palavra de Deus, saber mais sobre ela e, neste tempo de preparação, eu conheci pessoas incríveis, as melhores que eu poderia conhecer, e que eu quero levar para toda a minha vida. Foi tudo muito bom, e eu tive o privilégio de ser entregue nas mãos de seres humanos capacitados que me proporcionaram realizar esse sonho pessoal: confirmar o meu Batismo".
Após a Bênção Final, D. Paulo Francisco abriu espaço para as tradicionais fotos com toda a turma e, em seguida, todos participaram de um almoço — cujo cardápio foi Arroz Carreteiro — promovido pela própria Pastoral da Crisma, com o auxílio dos paroquianos. A renda do evento será revertida para a continuidade das reformas que estão sendo feitas na igreja Matriz.
A Paróquia São Judas Tadeu, na pessoa de seu pároco, agradece ao trabalho realizado pelos catequistas de todos os módulos da Catequese Crismal. Ao longo de 4 anos, foram muitas as pessoas que contribuíram para a formação destes jovens e citar seus nomes seria desnecessário, uma vez que eles são conhecidos por Deus. A Pastoral da Crisma já iniciou uma nova turma de Módulo IV, em março deste ano e a previsão é que eles recebam o sacramento por volta do dia de Pentecostes de 2017.
Comments