A quem servimos?
- Marilí Silva
- 16 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Hoje a Igreja comemora dia de Nossa Senhora do Carmo, a Nossa Senhora do escapulário. Interessante é o significado deste objeto de devoção que, entre outras explicações, trata-se de uma faixa em tecido que consagrados de algumas ordens religiosas usam sobre o peito. Padre Reginaldo Manzotti, em uma de suas homilias, diz que o significado clássico do escapulário é "avental". Quem usa um avental está a serviço.
Gostaria de refletir um pouco sobre esta palavra: serviço. Falando de mulher para mulher, a quem servimos? A quem queremos servir?
É verdade que o avental está bem sumidinho do atual look de uma dona de casa. Mas isso não quer dizer que as mulheres deixaram de servir. Pelo contrário, elas estão servindo além das expectativas. Tal qual a “Mulher Maravilha”, temos de dar conta das exigências sociais. Uma mulher dos nossos dias, para ser reconhecida, precisa ter estudos — e quanto mais melhor! —trabalhar fora e, ainda, cuidar da casa e da família com louvor.
Mas, espera! Em meio a todas essas exigências sociais, pouco importa se as mulheres seguem a um princípio religioso. Contanto que sejam polivalentes e consumistas, ter fé é o que menos importa. Volto a perguntar: a quem servimos?
Sim, porque servir a Deus requer compromisso que, na maioria das vezes, atrapalham o bom desempenho social exigido. Uma mulher centrada na fé torna-se mais equilibrada e menos seduzida aos caprichos da moda. E isso não é nada interessante aos grandes capitalistas. A quem queremos servir?
A força para conciliar todas essas atividades atribuídas às mulheres deve vir do amor. O amor cura, liberta, salva, purifica, protege, perdoa. É no amor que encontramos razões para levantar muito cedo, ir trabalhar, voltar cansadas para casa e cuidar da família. É por amor que devemos servir. E a Sagrada Escritura diz que "Deus é amor" (1Jo 4,8b).

Estar em serviço é ser servo. Ao receber a visita do Anjo Gabriel, Maria de Nazaré, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Mais adiante, no Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, Maria reza o Magnificat e, entre outras coisas, diz: “Minha alma glorifica ao senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva” (Lc 1, 46-48b).
Que Nossa Senhora do Carmo interceda por nós, para que estejamos a serviço do Senhor. Mesmo que o mundo queira o contrário, devemos proclamar: “Porque, quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor.” (Js 24,14-15).
Comments